Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Antropologia e Imagem

Área do conteúdo

Sobre o LAI

O Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI/UFC) foi criado em 2005, pela Professora Peregrina Capelo, no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará.

O histórico da fundação do LAI remete a um contexto em que a Antropologia Visual expande-se e consolida-se no Brasil, firmando lugar de destaque no cenário acadêmico, onde a episteme hegemônica ainda privilegia a linguagem escrita como recurso de comunicação das produções nas Ciências Sociais. Nesse sentido, o LAI nasce num tempo de efervescência para a Antropologia Visual brasileira, como campo fértil de estudos e criações, compreendido na importante mediação entre Arte e Ciência. A expressão dessa seara traduz-se, portanto, no entendimento de que imagem é linguagem, pensamento, ação, conhecimento. E que por essa via, em complementaridade com a linguagem escrita, a Antropologia Visual concebe a imagem não apenas como mero registro ou recurso de classificação de dados científicos. As possibilidades abertas ao uso da imagem na pesquisa antropológica potencializam a significação da Antropologia para os sujeitos da pesquisa, contribuem para uma restituição de conhecimento mais aproximada da realidade pesquisada, ampliam a visibilidade dos fenômenos socioculturais investigados e alargam os horizontes do conhecimento com narrativas documentadas na linguagem audiovisual.

Nessa perspectiva, a trajetória do LAI tem repercussão no ambiente acadêmico nacional e internacional, com grandes eventos realizados na cidade de Fortaleza:

I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem.
26 a 29 de agosto de 2008.
Convidados: Alexandre Fleming Câmara Vale (UFC), Ana Luiza Carvalho da Rocha (UFRGS), Beatriz Furtado (UFC), Clarice Peixoto (UERJ), Cornelia Eckert (UFRGS), Elsje Lagrou (UFRJ), Etienne Samain (Unicamp), Massimo Canevacci (Univesità di Roma, “La Sapienza”), entre outros.

II Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia, Imagens e Artes.
09 a 12 de novembro de 2010.
Convidados: Roberto Machado (UFRJ), Alexandre Fleming Câmara Vale (UFC), Silvia Martins (UFAL), Ana Luiza Carvalho da Rocha (UFRGS), Clarice Peixoto (UERJ), Cornelia Eckert (UFRGS), Fabiana Bruno (Unicamp), Jérôme Souty (EHESS), dentre outros.

Assentado numa trajetória de diálogos e trocas com pesquisadores e pesquisadoras de diferentes regiões, o LAI configura no Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA), integrando essa rede de informações constituída por grupos e laboratórios de pesquisa e produção no campo da Antropologia Visual no Brasil.

Atualmente, os trabalhos desenvolvidos no LAI ramificam-se em três linhas de pesquisa: Cidade, trajetórias e narrativas; Cultura e transformações ambientais; Religiosidade, festa, imagem e memória.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo