Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Antropologia e Imagem

Área do conteúdo

Projetos e Pesquisas

Projetos de pesquisa em andamento

2022 – Atual
“Santos do Povo” na religiosidade cearense: mapeamento e descrição de territorialidades devocionais
A pesquisa que ora planejamos teve ponto de partida em janeiro de 2022, quando iniciamos um levantamento exploratório em redes sociais e noticiários on-line na intenção de identificarmos casos de devoção popular às “almas milagrosas”, aqui denominadas “santos do povo”. Nosso estudo refere-se a um tipo de santificação que se constrói sem a ação formal da Igreja Católica. Em outras palavras, interessam-nos processos de devoção que se constituem independentemente da chancela da Igreja e que surgem espontaneamente, originados a partir da morte de um ente que, dadas as condições da morte ou em função de determinados traços de sua trajetória em vida, é apropriado pelo imaginário devocional e legitimado como alma santa, capaz de operar milagres e conceder dádivas aos vivos que lhe suplicam em situações diversas de sofrimento ou adversidade: busca de cura de doenças, proteção à família e ao casamento, socorro em dificuldades financeiras, dentre outras. A questão de partida que move a pesquisa indaga: como se constrói a ideia de santidade e santificação no imaginário do catolicismo popular cearense, especificamente em situações em que o marco devocional surge da experiência votiva, não necessariamente atrelada à ação formal da Igreja? As pistas iniciais que surgem em torno desta pergunta e de cerca de vinte casos já identificados apontam para diversos modelos de santificação, destacando-se processos devocionais dedicados a vítimas de feminicídio, com construção arquetípica associada ao paradigma da castidade e/ou ao martírio. São comuns também os casos de santificação de almas que em vida terrena dedicaram-se ao exercício da caridade, dentre outros padrões. Esses casos estão territorialmente distribuídos nas diferentes regiões do Ceará. Nossa intenção é trabalhar com uma metodologia focada na pesquisa documental e na comunicação on-line, no sentido de realizarmos um mapeamento descritivo e analítico desse fenômeno, dada sua importância na religiosidade cearense.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado acadêmico: (1) .

Integrantes:
Antonio George Lopes Paulino – Coordenador
Antonio Erivan Cordeiro da Silva – Pesquisador
Rodrigo Andrade de Oliveira – Pesquisador
Antonio Renaldo Gomes Pereira – Pesquisador


2019 – Atual
Procissões em narrativas, imagens e memórias: as festas de São José
(Bonsucesso) e São Sebastião (Varjota/Mucuripe-Dendê) em Fortaleza
Estudo etnográfico das festas de São José (Bonsucesso) e São Sebastião (Varjota/Mucuripe-Dendê) em Fortaleza, abrangendo memórias, imagens, descrição e interpretações acerca desses festejos religiosos, seus deslocamentos e/ou transformações no espaço urbano, a partir do exercício da observação e da escuta de narrativas..
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes:
Antonio George Lopes Paulino – Coordenador
Jean Souza dos Anjos – Pesquisador
Mario Luís Moreira Silva – Pesquisador
Fabiana do Nascimento Pereira – Pesquisadora
Antonio Renaldo Gomes Pereira – Pesquisador
Maria Liliane Rodrigues – Pesquisadora

 

Projetos de pesquisa concluídos

2017 – 2019
Divisão socioespacial na procissão de São José: imagens narradas da capelinha do Bonsucesso
Realização de estudo etnográfico sobre a memória da capelinha do Bonsucesso ou capela de São José, situada em Fortaleza – CE, com o intuito de descrever e interpretar símbolos, significados, práticas e relações que configuram uma divisão socioespacial, em um pequeno espaço geográfico, na devoção a um mesmo santo. O projeto agrega a este propósito geral alguns objetivos específicos: Escutar e registrar narrativas sobre a origem e a evolução da festa de São José em Bonsucesso, focando desde seu princípio até o momento mais recente, que tem enquadramento na demolição da capela e em seus desdobramentos; Sistematizar acervo imagético sobre a história da capelinha e da procissão de São José em Bonsucesso, com a colaboração de fiéis do santo como interlocutores da pesquisa; Identificar e problematizar elementos relacionados ao poder e à presença da política no cenário da festa de São José em Bonsucesso, dentre os quais se destaca a tensão entre forças institucionais da igreja e defensores do espaço da capelinha; Descrever, a partir de narrativas orientadas por vivências subjetivas, percepções sobre a transformação do espaço urbano em Bonsucesso e bairros adjacentes, identificadas a partir de fatos narrados concernentes ao espaço da capelinha e à procissão de São José..
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes:
Antonio George Lopes Paulino – Coordenador
Jean Souza dos Anjos – Pesquisador
Mario Luís Moreira Silva – Pesquisador
Fabiana do Nascimento Pereira – Pesquisadora
Milena Azevedo de Menezes – Pesquisadora
Raimundo Nonato de Morais Silva – Pesquisador

Número de produções C, T & A: 2


2014 – 2015
Narrativas e memórias da capelinha do Bonsucesso: divisão socioespacial na procissão de São José
A pesquisa focalizou um espaço da cidade de Fortaleza – CE, no bairro Bonsucesso. Buscou conhecer os elementos simbólicos que dão significado à existência de um cenário bipartido, marcado por duas procissões voltadas para um mesmo santo, em território circunscrito, dividindo fieis em dois espaços contrapostos. O fenômeno foi estudado através de relatos, imagens e memórias.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes:
Antonio George Lopes Paulino – Coordenador
Jean Souza dos Anjos – Pesquisador
Mario Luís Moreira Silva – Pesquisador
Fabiana do Nascimento Pereira – Pesquisadora

 

Projetos de Extensão

2013
Projeto Lente Etnográfica
O Projeto tem sua importância associada à promoção do acesso à informação e à produção imagética em antropologia, através da divulgação de documentários etnográficos entre estudantes e pesquisadores, estimulando o debate acerca da abordagem fotográfica e fílmica no campo das ciências sociais e em outras áreas do conhecimento e da ação coletiva em favor dos direitos humanos.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .

Integrantes:
Antonio George Lopes Paulino – Coordenador
Peregrina Fátima Capelo Cavalcante – Pesquisadora
Jean Souza dos Anjos – Bolsista
Lara Capelo Cavalcante – Pesquisadora
Ananda Andrade Nascimento Santos – Bolsista

Acessar Ir para o topo